Quem Somos

O Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO) foi criado em 2004 como uma das Linhas de Pesquisa do Grupo Saberes Históricos - ensino de história, historiografia e história da educação, e assim permaneceu até junho de 2009, quando seus membros decidiram que era hora de criar um grupo de pesquisa independente.
O Grupo conta com a participação de estudantes dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação, ambos da Universidade Federal da Paraíba, e que têm como objetos de suas pesquisas temas relacionados à instrução pública e particular no Oitocentos.
Do grupo também participam discentes dos cursos de graduação em História e em Pedagogia que têm interesse em elaborar suas monografias de conclusão de curso na área da história educacional, nos anos que se sucederam à independência política do Brasil, até o final do império (1822-1889).
O Grupo de Pesquisa tem se dedicado a organizar e publicar, nos últimos anos, tanto livros de fontes documentais sobre o período como coletâneas que procuram dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por seus membros. Os estudos e pesquisas do Grupo apresentam a preocupação com o levantamento e catalogação de fontes em História da Educação com ênfase na Paraíba, objetivando contribuir com pesquisas referentes à criação das primeiras escolas de ensino superior e primeiras universidades, das escolas de primeiras letras e instrução secundária pública e particular durante o Oitocentos.
O Grupo tem duas Linhas de Pesquisa: "A formação do Estado Nacional: organizações institucionais e escolarizações" e "Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e representações".